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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

pios epistemológicos, didático-pedagógicos e políticos que

precisam sustentar os currículos dos cursos de licenciaturas

dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Farroupilha, como caminho para garantir uma formação do-

cente da melhor qualidade?

A questão está apoiada em outras, como pode-se evi-

denciar: Quem são e o que defendem os teóricos contem-

porâneos que discutem a formação de professores? Como

estão estabelecidas as diretrizes e bases da educação públi-

ca para a formação de professores na legislação brasileira?

O que é feito hoje e o que se busca melhorar no que diz

respeito à formação docente; Quais são os maiores desa-

fios experienciados hoje nos cursos de licenciatura do IFFar?

Como os diretores, coordenadores e servidores têm admi-

nistrado isso? Que experiências têm sido desenvolvidas nos

cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha? Isso

tem influenciado na construção e consolidação de novos

cursos de licenciatura no IFFar? Como? E os alunos egressos

dos Cursos de Licenciatura do IFFar, que hoje atuam como

docentes, o que têm a nos ensinar?

Para responder este problema optou-se por desenvol-

ver uma pesquisa bibliográfica.

A pesquisa bibliográfica tradicionalmente é concebi-

da a partir de documentos já existentes, como diz Severino

(2007, p.112):

A pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a

partir do registro disponível, decorrente de pesqui-

sas anteriores, em documentos impressos, como

livros, artigos, teses, etc. Utiliza-se de dados ou de

categorias teóricas já trabalhados por outros pes-

quisadores e devidamente registrados. Os textos

tornam-se fontes dos temas a serem pesquisados.

O pesquisador trabalha a partir das contribuições

dos autores dos estudos analíticos constantes dos

textos.

Neste trabalho de investigação, no primeiro momento

foram utilizados como Instrumentos de coleta de dados: li-

vros, revistas, artigos de periódicos e referenciais legais com