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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

A terceira etapa se estabelece através do exercício de

pesquisa, o diálogo entre os servidores e os aportes teóricos

e legais será fundamental. Desse modo, recorda-se que o

diálogo institui-se como opção metodológica fundamental

tornando-se condição de necessidade da própria distinção

humana. Assim, “O diálogo deve ser entendido como algo

que faz parte da própria natureza histórica dos seres hu-

manos. É parte de nosso progresso histórico do caminho

para nos tornarmos seres humanos.” (FREIRE; SHOR, 1987,

p. 122-123). Logo, o diálogo, como capacidade humana será

uma dimensão valorizada no desenvolvimento do projeto.

Ou seja, o diálogo, como opção metodológica da pesqui-

sa, irá favorecer a busca por referenciais teóricos e políti-

cas públicas que hoje discutem a formação de professores,

favorecendo o entendimento de concepções relevantes na

construção de uma proposta de Curso de Licenciatura.

A quarta etapa é composta pela análise das entrevis-

tas. Mostrando-se imprescindível discutir e analisar as con-

tribuições dos sujeitos envolvidos.

E por fim, realizar a análise conclusiva, publicar e dis-

ponibilizar à comunidade, com base nas obras bibliográficas

consultadas, aportes legais, articulando com as narrativas

dos sujeitos, com o objetivo de socializar os conhecimentos

adquiridos através da contribuição de alunos e servidores

do Instituto Federal Farroupilha, visando assim contribuir de

maneira significativa para qualificar os cursos de Licenciatu-

ras no IFFar.

REFERENCIAL TEÓRICO

Essa pesquisa ainda encontra-se em fase de desen-

volvimento, mas é possível afirmar, que de acordo com a

literatura pedagógica analisada, os principais princípios que

precisam balizar os cursos de licenciatura estão assim con-

templados: um programa sob a responsabilidade e com-

prometimento do coletivo dos servidores, na condição de

professores/formadores são, com efeito, os protagonistas

na realização do programa de formação, ou seja, a qualida-