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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

como sujeito crítico, epistemologicamente curioso, que cons-

trói o conhecimento ou participa de sua construção. É graças

a esta habilidade de apreender que é possível reconstruir um

mau aprendizado, o em que o aprendiz foi puro paciente da

transferência do conhecimento feita pelo educador.

Aprender é construir, reconstruir, constatar para mu-

dar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do

espírito, e desta forma, apresentando-se como um desafio

para os docentes, ensinar de forma que a apreensão se faça

presente nas mais diferentes maneiras.

Outro princípio que merece destaque é a construção

da cidadania do estudante através do trabalho do educador,

Paulo Freire aponta para a educação com vistas à cidadania,

podendo ser considerado como um de seus objetivos des-

de o início da sua atuação na área da educação. Conforme

Herbert (2008), no dicionário de Paulo Freire, a cidadania é

apresentada como apropriação da realidade para nela atuar,

participando conscientemente em favor da emancipação.

Para Freire todo ser humano pode e necessita ser conscien-

te de sua cidadania, e assim, consciente de sua situação e de

seus direitos e deveres como pessoa humana. O humanismo

progressista está associado à vivência da cidadania em uma

realidade e com a qual o sujeito se encontra. A cidadania,

em Freire, tem características de coletividade, pois “ninguém

liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se

libertam em comunhão” (FREIRE, 1981, p. 27).

Freire faz também um comparativo entre alfabetização

e cidadania, expressando que: “Seria mais forte ainda se dis-

séssemos: a alfabetização como formação da cidadania ou

a alfabetização como formadora da cidadania” (2000, p.45).

Alfabetizar. Conforme Freire, necessita ser um ato político,

e a partir disso, então, conduz à cidadania. Isso vai além de

aprender as letras, se faz necessário fazer uma leitura do

mundo para operar transformação com vistas a vivência da

cidadania.

Já o trabalho de cidadania do educador se mostra

através da luta por um melhor ambiente de trabalho, defen-

dendo sua dignidade e a prática docente como prática ética.