Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1223 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1223 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1223

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

REFERÊNCIAS:

ANDREOLA, Balduíno Antonio. A universidade e o colonia-

lismo denunciado por Fanon, Freire e Sartre.

Cadernos

de Educação

, FaE/PPGE/UFPel, Pelotas [29], p. 45 - 72,

julho/dezembro 2007.

BALLESTRIM, Luciana. América Latina e o giro decolonial.

Re-

vista Brasileira de Ciências Política

, n. 11. vol. 1, 2013.

FREIRE, Paulo.

Ação cultural para a liberdade:

e outros escri-

tos. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1976.

______.

Educação como prática para a liberdade:

e outros es-

critos. rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

______.

Pedagogia do oprimido.

1 ed. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 1970.

LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocen-

trismo e ciências sociais. Perspectivas latino-america-

nas. Colección Sur Sur, CLACSO: Buenos Aires, 2005.

MIGNOLO, Walter.

El pensamiento decolonial:

desprendi-

miento e apertura. In. El giro decolonial: reflexiones

para una diversidad epistémica más allá del capitalis-

mo global. Santiago Castro-Gómez; Ramón Grosfo-

guel (Orgs.). Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.

SHIVA, Vandana.

Monoculturas da Mente:

perspectiva da bio-

diversidade e da biotecnologia. São Paulo: Gaia, 2003.