Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1172 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1172 / 2428 Next Page
Page Background

1172

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

qualitativa

10

. Os relatórios dessas pesquisas são registrados

em Dissertações e Teses.

Ampliando e enraizando as ações desta pesquisa

A Reunião de Pesquisadores ocorrida na PUC-SP em

março de 2018, com o objetivo de sistematizar um dos mo-

mentos de acompanhamento dessa pesquisa, mostrou um

conjunto expressivo de ações que revelam o compromis-

so e o fortalecimento da equipe de pesquisadores, a busca

do enraizamento da pesquisa em diferentes territórios e a

potencialidade de aprofundamento dos estudos realizados

no âmbito desse projeto. O levantamento das ações inclui

43 estudos empíricos (Dissertações e Teses) em desenvolvi-

mento em diferentes territórios e 10 estudos de meta-análi-

se, a serem concluídos até o ano de 2020.

A título de exemplo, serão apresentados, no âmbito

desse texto, a nova proposta de trabalho da Cátedra Pau-

lo Freire da Universidade Católica de Santos (UniSantos) e

uma pesquisa de doutorado de Fernanda Quatorze Voltas,

do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade

de Educação da Universidade de São Paulo, sob orientação

da profa. Dra. Sonia Maria Portella Kruppa.

A Cátedra Paulo Freire da Universidade Católica de

Santos

A Cátedra Paulo Freire da Universidade Católica de

Santos (UniSantos), localizada no Município de Santos-SP,

foi instalada em junho de 2005, pelo então diretor do Centro

de Ciências da Educação da UniSantos, professor Dráuzio

da Costa Pires de Campos, com os objetivos de promover a

continuidade da proposta pedagógica de Paulo Freire, esti-

mular estudos sobre o pensamento desse autor e desenvol-

ver projetos relacionados a ações de construção da cidada-

nia e à produção de novos conhecimentos.

10 Entende-se por meta-análise qualitativa, nesse projeto, a modalidade de

pesquisa que objetiva desenvolver uma revisão sistemática de estudos já

realizados, sobre um mesmo tema, tentando extrair dele, outros resultados

e sínteses, transcendendo aqueles anteriormente obtidos (FIORENTINI;

LORENZATO, 2006).