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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

freireano, discutido no referencial teórico da tese, estiveram

presentes nas ações de formação de professores de EJA de-

senvolvidas no âmbito da DRE-PJ. O conjunto dos dados por

hora analisados sugere que Paulo Freire foi uma referência

importante no campo investigado, cabendo a essa pesquisa,

em suas etapas subsequentes, desvelar os condicionantes

políticos e estruturais que permitem que o pensamento de

Freire ressurja nesse contexto.

CONSIDERAÇÕES

Encerrando esse texto é importante remarcar que Frei-

re segue inspirando reflexões e práticas que concretizam

conceitos/categoria em diferentes contextos da realidade

brasileira e mostram perspectivas promissoras na direção

de uma educação com qualidade social, Demonstrou-se, no

conjunto dos estudos, que a obra de Freire pode contribuir,

efetivamente, com um pensamento e uma prática progres-

sistas que têm, no horizonte, a humanização e a utopia de

uma sociedade mais democrática, justa e solidária.

REFERÊNCIAS

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In: APPLE, Michael W.; NÓVOA, António (Orgs.).

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