Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1171 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1171 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1171

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

A Cátedra é um espaço singular para o desenvolvimen-

to de estudos e pesquisas sobre e a partir da obra de Paulo

Freire, focalizando as suas repercussões teóricas e práticas

na Educação e a sua potencialidade de fecundar novos pen-

samentos. Esse espaço acadêmico oferece, semestralmente,

um curso em nível de Pós-Graduação.

O trabalho na Cátedra tem sido o de criar/recriar um

espaço de docência coerente com princípios constitutivos da

pedagogia freireana, de modo a respeitar a cultura e o saber

dos educandos (mestrandos e doutorandos), produzir um co-

nhecimento crítico-transformador, de forma dialógica e cole-

tiva, sem dicotomizar ensino e pesquisa, teoria e prática.

Nesse espaço acadêmico, coordenado pela professora

Dra. Ana Maria Saul, originou-se uma ampla pesquisa que

vem ganhando abrangência nacional, desde o ano 2009, so-

bre o pensamento e as repercussões da proposta de Paulo

Freire em espaços públicos de educação do Brasil, com a

intenção de estudar o legado de Paulo Freire e sua reinven-

ção. Nessa investigação estão 28 pesquisadores diretos

8

que

integram a “Rede Freireana de Pesquisadores”, pertencentes

a 20 Instituições de Ensino Superior (IES)

9

, situadas em 11

Estados de diferentes regiões do Brasil e dois consultores

internacionais, da Universidade de Wisconsin (USA) e do

Minho (Portugal). A pesquisa possui dois caminhos inves-

tigativos. O primeiro deles busca analisar a materialidade e

reinvenção de aspectos da pedagogia de Freire, na atualida-

de, por meio do desenvolvimento de pesquisas empíricas,

na modalidade de estudos de caso e pesquisa intervenção.

O segundo caminho de investigação, proposto na terceira

edição dessa pesquisa (2017-2020), tem a intenção de ver-

ticalizar o estudo , fazendo uma releitura de pesquisas já

desenvolvidas por meio da metodologia da meta-análise

8

Pesquisadores diretos são professores que integram a equipe de

pesquisa desse projeto e que têm sob sua orientação, mestrandos

e doutorandos.

9

UFPA, UEPA, UECE, UFRN, UFPB, UFPE, PUC-Minas, UFES, UERJ, PUC-Rio,

PUC-SP, UFSCar, USP, UniSantos, Universidade Brasil, UFPR, UFSC, UFPel,

Unisinos, UNOChapecó.