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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

buscando alternativas para promover a formação perma-

nente do professor em sala de aula, ou seja, no exercício

da profissão. Estas ações são movidas pela compreensão

de que é essencial ao fazer docente, espaços de estudo,

planejamento e discussão sobre problemáticas pertinentes

a docência, como estratégia de qualificação e fundamen-

tação da prática pedagógica. Neste sentido, concordamos

com Paulo Freire (2002) quando no que diz respeito a estes

momentos de reflexão da prática docente, “pois é pensan-

do criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode

melhorar a próxima prática” (p. 43-44).

Para romper com a lógica de reprodução do saber

e transformar a escola num ambiente de aprendizagem,

de produção de novos conhecimentos, é preciso que ela

assuma este papel de protagonista na construção e cria-

ção de novos saberes, sustentando suas práticas não em

discursos vazios e ingênuos, mas a partir de ações con-

cretas que articulem teoria e prática pedagógica e estas

estejam comprometidas com a transformação da socie-

dade. A formação permanente como ato político de re-

sistência e de luta contra o enfraquecimento da escola,

contra opressão que sofrem educadores e educadoras e

pelo fortalecimento do papel do professor como agente

da mudança social.

Nesta escrita, pretende-se através do diálogo entre o

diretor e a coordenadora pedagógica da escola compreen-

der os desafios e possibilidades da gestão escolar na busca

por estes espaços. Pretendem-se assim, neste entrelaça-

mento de vozes, compreender as necessidades dos profes-

sores da nossa escola, as contribuições que os espaços de

formação podem trazer para o contexto escolar, os limites

enfrentados para que a formação se efetive dentro do es-

paço escolar.

Ainda neste texto, faremos uma breve apresentação

da nossa escola, por compreender que só assim o leitor

terá uma real ideia do contexto que a experiência narrada

se realiza.