Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1155 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1155 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1155

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

REFERÊNCIAS

BRASIL.

Diretrizes curriculares Nacionais da Educação Bá-

sica.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação

Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral.

Brasília: MEC, SEM, DICEI, 2013.

BRASIL.

Base Nacional Comum Curricular

: educação é a

base. Brasília: MEC, 2017.

FREIRE, P.

Educação como Prática da Liberdade

. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1967.

______.

À sombra desta mangueira

. São Paulo: Editora Olho

d’Água, 1995.

______.

Pedagogia da Autonomia

: saberes necessários à

prática educativa.

21.ed

. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, T. V. O. Formação inicial de professores: práti-

ca docente e atitudes reflexivas.

Amazônia - Revista

de Educação em Ciências e Matemática

, v. 1, n. 1,

p.73-78, 2005.

GONÇALVES, T. V. O. Feiras de Ciências e Formação de Pro-

fessores. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. (org.)

Quan-

ta ciência há no ensino de ciências

. São Carlos:

EDUFSCAR, 2011. p. 207-216.

GALLON, M. S.; ROCHA FILHO, J. B.; NASCIMENTO, S. S. Fei-

ras de ciências nos ENPECs (1997-2015): identifican-

do tendências e traçando possibilidades. In: Encontro

Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 6.,

2017, Florianópolis.

Anais…

Florianópolis: ABRAPEC,

2017. Disponível em:

<http://www.abrapecnet.org.br/ enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1722-1.pdf>

. Acesso

em: 20 mar. 2018.

MANCUSO, R.

A Evolução do Programa de Feiras de Ciên-

cias do Rio Grande do Sul:

Avaliação Tradicional X

Avaliação Participativa. 334p. Dissertação (Mestrado

em Educação). Universidade Federal de Santa Catari-

na, 1993.