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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

conhecimentos, estabelecendo relações de mais e menos,

melhor e pior, foi caracterizada por Freire de “Educação Ban-

cária”, onde para o autor essa educação carrega uma po-

sição mercadológica em seus pressupostos e fundamentos

teóricos, onde os conteúdos são produtos e as avaliações

podem ser entendidas como moedas. Aqui, na concepção

freiriana, os estudantes são meros depositários do conheci-

mento do professor, numa ação que inibe a autonomia e a

liberdade. (FREIRE, 2012).

Quanto mais analisamos as relações educador-edu-

cando, na escola, em qualquer de seus níveis (ou

fora dela), parece que mais nos podemos conven-

cer de que estas relações apresentam um caráter

especial e marcante – o de serem relações funda-

mentalmente

narradoras, dissertadoras

. [...] Por isto

mesmo é que uma das características desta edu-

cação dissertadora é a “sonoridade” da palavra e

não sua força transformadora. [...] Desta forma, a

educação se torna um ato de depositar, em que os

educandos são os depositários e o educador, o de-

positante. (FREIRE, 2012, p.62-63).

Por educação bancária compreende-se o fato de que

a mente do educando era como um banco no qual o educa-

dor depositava conhecimentos para serem arquivados (de-

corados) sem serem questionados ou refletidos. O conteúdo

era dissociado da realidade do educando servindo apenas

para manter a dominação sobre a massa, características de

opressão e desumanização.

Acreditava ser fundamental que as pessoas com-

preendam o seu lugar no mundo e sua função social nele.

O professor, portanto, tem um papel muito importante a

realizar, para que o pensamento crítico se desenvolva em

seus alunos. Em suas palavras: “[...] percebe-se, assim, a im-

portância do papel do educador, o mérito da paz com que

viva a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não

apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar

certo.” (FREIRE, 2013, p.14).