Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1141 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1141 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1141

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

esta escrita, objetiva-se não perder o foco da temática cen-

tral, considerando as leituras realizadas com o objetivo de

desencadear uma recontextualização do pensamento frei-

riano no contexto atual, individualizado e plural, tendo como

foco o conceito de autonomia como um princípio de atua-

ção democrático. Ao trazer para discussão tal conceito, bus-

ca-se a reflexão acerca das condições do processo educati-

vo, que vem, no decorrer dos últimos anos, amesquinhando

o desenvolvimento integral do ser humano e primando por

uma radicalização da individualização dos sujeitos.

O contexto atual não é favorável a uma pedagogia im-

posta e repetitiva, como, historicamente, visualizamos em

nosso processo de alfabetização e que, portanto, torna-se

necessário um cuidado redobrado para a não repetição de

tais práticas. Propor, assim, um processo de alfabetização que

toma por base a constante formação dos professores e a in-

serção de metodologias dialógicas e pautadas por um cons-

tructo histórico-social se faz de fundamental importância.

Por meio da educação, a visão reflexiva em torno da

opressão e do oprimido e, portanto, da autonomia como um

predicado de liberdade, faz da proposta freiriana um desafio

atual, quando da proposição de uma “educação libertadora”

como uma metodologia que impõe desafios ao modelo por

ele denominado de “educação bancária”.

Considerando-se assim, a alfabetização como um ins-

trumento de libertação(emancipação) do sujeito, esta torna-

-se um ato consciente de si, atribuído à uma educação que

tem por finalidade se constituir em referencial de libertação,

na medida em que, promove a capacidade de percepção

crítica e viabiliza a mediação dos poderes existentes em de-

terminado contexto.

Em suma, a alfabetização, enquanto confiança em si

como sujeito de sua história, torna-se uma categoria fun-

damental no processo educativo libertador. Educar, no con-

texto das sociedades complexas, numa perspectiva de criar

condições para mudanças nas estruturas e processos so-

cioculturais e econômicos, pressupõe pensar na libertação