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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

do sujeito como fundamento da emancipação intelectual,

oportunizando ao educando aprender a pensar e decifrar as

relações de poder que se estabelecem na sociedade atual.

O sujeito alfabetizado para além da decodificação dos

signos da leitura e da escrita deve estabelecer conexões en-

tre as diversas esferas dos processos, social, político, econô-

mico e cultural. Como um autor que centrou seus estudos

na busca pela superação da educação da época, Freire, com-

prometido com o conceito de autonomia e de liberdade do

sujeito, possui, nas relações de poder que são estabelecidas

no ambiente escolar, um foco especial, tratando-as de for-

ma que podem tanto oprimir quanto libertar.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia

: saberes necessá-

rios à prática educativa.

45.ed

. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 2013.

______.

Pedagogia do Oprimido.

Rio de Janeiro: Nova Fron-

teira, 2012.

MEC.

Histórico PNAIC.

Pacto Nacional pela Alfabetização

na Idade Certa.

Disponível em:

http://pacto.mec.gov. br/historico-pnaic.

Acesso em: 11. Mar. 2018.

MORTATTI, M.R.L.

História dos Métodos de Alfabetiza-

ção no Brasil.

Conferência proferida durante o Semi-

nário “Alfabetização e letramento em debate”, 2006.

Disponível em:

<http://www.unijipa.edu.br/arquivos/ historia-dos-metodos-dealfabetizacao.pdf>

. Acesso

em: 02. Mar.2018.

SOARES, Magda.

Alfabetização e letramento.

5. Ed. São

Paulo: Contexto, 2007.