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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Ainda que devamos reconhecer que nos próprios tex-

tos de Freire, este não se detém no desenvolvimento de um

“método de alfabetização”, sua reflexão e suas proposições

acerca de tal temática estão inseridas nas incursões que faz

acerca do processo de libertação(emancipação) do sujeito

pela prática educativa. A prioridade pela discussão da alfa-

betização enquanto um instrumento de emancipação do su-

jeito a partir de Paulo Freire sustenta-se em sua capacidade

de provocar uma postura crítica e reflexiva que perpassa a

simples decodificação dos signos da leitura e da escrita e pri-

ma por uma abordagem histórico-social de compreensão, in-

terpretação e leitura de mundo a partir da leitura da palavra,

com suficiente distanciamento de ações que priorizam por

referenciais mercadológicos e de poder, enfatizando a for-

mação dos professores como eixo central para tais avanços.

Cabe ressaltar ainda, que o presente ensaio, apoiado

em um referencial que busca pela definição do conceito de

alfabetização e sua recontextualização neste contexto com-

plexo e plural, trata da leitura e da escrita num sentido de

empoderamento do sujeito e, possui como foco de discus-

são a forte presença do educador e pedagogo Paulo Freire,

que rege princípios e práticas que devem ser desenvolvidas

por professores e estudantes, bem como, tal escrita insere

o PNAIC e sua proposta de formação de professores dentro

desta perspectiva emancipatória.

Para isto, a metodologia aqui apresentada consiste

numa investigação bibliográfica e qualitativa, através da se-

leção, leitura, fichamento e análise das obras referenciadas.

Trata-se de um estudo que tem como foco uma perspec-

tiva metodológica hermenêutica

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em educação, buscando

identificar os referenciais que servem de base às reflexões

do autor acerca dos pressupostos essenciais para esta re-

contextualização e a compreensão do processo de alfabeti-

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A palavra hermenêutica vem do Deus Hermes que era um Deus mensagei-

ro que interpretava o que os outros Deuses diziam e passava a informação

para os homens. Desta forma, a hermenêutica é caracterizada pela inter-

pretação, o que pressupõe uma questão subjetiva do leitor com o texto a

ser interpretado e que perpassará também a presente escrita.