Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1135 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1135 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1135

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

e aprendizagem das crianças em seu período de alfabetiza-

ção, ou seja, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

Dessa maneira, o Pacto se compunha pelos seguintes

eixos:

a. Formação continuada de forma presencial para pro-

fessores alfabetizadores e para professores orien-

tadores de estudo: cursos oferecidos nos mesmos

moldes do programa Pró-Letramento, cuja meto-

dologia prevê estudos e atividades práticas, apro-

fundando os conhecimentos sobre a alfabetização,

o letramento, a interdisciplinaridade, a inclusão e a

educação do campo.

b. Materiais didáticos, obras literárias e de apoio peda-

gógico, jogos e recursos tecnológicos: distribuição

de livros e acervos como subsídio para os professo-

res participantes, sendo que cada professor recebeu

material específico para sua turma, correspondendo

ao ano e ao número de estudantes.

c. Avaliações progressivas e sistemáticas: fichas de ava-

liação e de acompanhamento, além de testes apli-

cados pelos próprios municípios e pelo Governo, ao

longo do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental.

d. Gestão, controle e mobilização social: atuação con-

junta e integrada, do Governo Federal, Estadual e

do Poder Público Municipal, além da parceria com

as Universidades, com as Coordenadorias Regionais

e com as Secretarias Municipais de Educação.

O material desenvolvido para este processo está or-

ganizado de forma a contribuir com a formação continua-

da dos professores alfabetizadores e assegurar o desenvol-

vimento dos Direitos de Aprendizagem da criança dentro

do ciclo da alfabetização, tendo essa numa perspectiva de

letramento.

Os cadernos do PNAIC constituem-se em um material

didático-pedagógico riquíssimo de reflexões, de bibliogra-

fias para aprofundamento, de sugestões, entre outros, para