Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1108 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1108 / 2428 Next Page
Page Background

1108

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O planejamento e as ações foram inspirados em Pau-

lo Freire e outros autores que trouxeram contribuições da

Educação Popular. Também se fez uma leitura e verificação

da experiência da Escola Cidadã de Porto Alegre e de ou-

tras experiências que tinham avançado, embora com limites,

para além da afirmação dos teóricos da sociologia da edu-

cação reproducionista no sentido da escola ser apenas um

espaço de reprodução de relações capitalistas. No caso de

Novo Hamburgo, já havia algumas escolas, que por iniciati-

vas da equipe diretiva e/ou de professores individualmente

vinham desenvolvendo ações no sentido de uma educação

mais comprometida com as classes populares.

Mas, como constatou Sergio Haddad, esta intencionali-

dade política já presente na década de 70/80 nos educadores

populares, no caso de uma gestão municipal da educação de-

veria sair de um voluntarismo individual de alguns para uma

construção coletiva em rede. Para isso era necessário dar voz

e vez às comunidades escolares como um todo.

Assim, os próximos passos foram pela ordem: a cria-

ção e implantação da Eleição Direta para Direção de Escola

(2009) e a realização da Primeira Conferência Municipal de

Educação de Novo Hamburgo (2010/2011).

O anteprojeto de Lei de Gestão Democrática foi de-

batido em todas as escolas da rede municipal recebendo

emendas com a participação de mais de doze mil pessoas

(professores, pais, alunos e funcionários de escola). Os ve-

readores aprovaram o PL de maneira unânime nas duas

votações.

A I Conferência Municipal de Educação de Novo Ham-

burgo teve um papel de constituinte escolar. Durante dois

anos a Rede Municipal de Ensino avaliou a sua caminhada

e deliberou sobre os princípios e diretrizes que estão orien-

tando a educação pública de Novo Hamburgo. Os seis eixos

da Conferência foram: 1) Conhecimento e currículo: tempos

e espaços na escola; 2) Avaliação; 3) Gestão democrática; 4)

Princípios de convivência; 5) Inclusão, diversidade e igualda-

de; 6) Educação ambiental e sustentabilidade.