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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

A última expansão da Rede Municipal aconteceu re-

centemente durante a gestão da Administração Popular com

a construção de doze novas Escolas de Educação Infantil em

parceria com o PROINFANCIA do MEC e da implantação da

Educação Integral através do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

do MEC e das parcerias com Entidades da sociedade civil e

Instituições Comunitárias.

As políticas e ações da gestão da Escola Cidadã foram

planejadas e executadas coletivamente alcançando resulta-

dos educacionais concretos que indicam evolução. Em 2014

Novo Hamburgo foi uma das três cidades brasileiras que

recebeu o Prêmio Destaque em Gestão Educacional de Re-

sultados, promovido pela UNESCO/ MEC/ FNDE/ UNDIME,

contribuindo com as metas do Plano Nacional de Educação

e do Compromisso Todos pela Educação.

A primeira ação coletiva proposta pela SMED à Rede

Municipal de Ensino no primeiro ano de governo foi a Pes-

quisa Sócio-Antropológica pela qual todas as professo-

ras(es), funcionárias(os) e equipes diretivas de todas as es-

colas junto com o prefeito, secretário da educação e equi-

pe visitaram os lares dos alunos e suas famílias. O objetivo

desta grande ação mobilizadora, que depois se implantou

no calendário escolar, foi o de conhecer a realidade do lo-

cal, a situação de vida e as expectativas dos alunos e suas

famílias.

Os dados das pesquisas foram subsídios utilizados

para o planejamento do trabalho didático-pedagógico. Den-

tre os resultados obtidos destacam-se a boa receptividade

das famílias, a melhoria no trabalho na sala de aula, o reco-

nhecimento social do papel do professor na comunidade, as

conversas olho no olho entre pais, professores e alunos e a

melhora da autoestima e da sensibilidade dos professores

bem como dos estudantes e seus familiares.

A partir desta ação que produziu diagnósticos por es-

cola, bairros e regiões a gestão municipal teve uma apro-

priação da situação geral da rede municipal de ensino para

subsidiar o planejamento da gestão.