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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ANÁLISE:

As políticas e ações na área da Educação mantiveram

coerência com os compromissos gerais do Programa de Go-

verno da Administração Popular: a) trabalhar mais e melhor;

b) democratizar o governo através da participação dos ci-

dadãos; c) desenvolver políticas garantidoras de direitos e

cidadania; d) fortalecer o Pacto Federativo através de ações

de cooperação entre os entes da Federação.

Frente às transformações da sociedade contemporâ-

nea e da realidade específica de Novo Hamburgo, a SMED

colocou-se o desafio de pensar a educação pública sob a

perspectiva da Escola Cidadã em que, através da participa-

ção e da qualidade social da Educação, todos e cada um(a)

dos(as) estudantes tenham garantido o direito de aprender,

visto que essa é a essência da escola.

Nesse contexto, os objetivos gerais que orientaram o

planejamento e a execução do trabalho da Rede Municipal

de Ensino foram os seguintes:

a) Democratizar a gestão escolar;

b) Democratizar o acesso e a permanência na escola

com efetiva aprendizagem;

c) Democratizar o conhecimento para o sucesso esco-

lar dos alunos;

d) Valorizar e qualificar os profissionais das escolas.

Vale lembrar que Novo Hamburgo, desde a sua funda-

ção há 91 anos, apresentou preocupação com a educação.

Inicialmente com a chegada de imigrantes, na sua maioria,

alemães, evangélicos e católicos que foram criando suas ins-

tituições de ensino e posteriormente com a criação de esco-

las públicas estaduais (década de 50-60) e municipais (déca-

das de 80/90/2010). Cabe destacar que a expansão da rede

educacional, especialmente a municipal de ensino funda-

mental incompleto, aconteceu no momento da expansão e

consolidação do sistema local/regional de produção (

cluster

coureiro-calçadista exportador) nas décadas de 80/90 que

aumentou a população oriunda do interior do RS e de SC.