Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1103 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1103 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1103

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

ções de experiências confirmam o belo

locus

para exercitar-

mos diálogo e dialogicidade. E todo este processo elevou o

nome do educador a Patrono da Educação Brasileira!

É para sermos céticos, conformistas, fatalistas? Não!

Ele mesmo foi exemplo de persistência e esperança. Precisa-

mos transformar realidades, vencer muros, grades e golpes!

Precisamos reinventá-lo como pediu, evidenciando sempre

com letras maiúsculas o conceito, o substantivo próprio

“Educação Popular”, engrossando as marchas e trocando

mais cartas questionadoras, tentando responder sobre a

ontologia do ser!

REFERÊNCIAS

CAMINI, Isabela.

Cartas Pedagógicas:

aprendizagens que

se entrecruzam e se comunicam - 1 ed. – São Paulo:

Outras Expressões. 2012.

FREIRE, P.

Pedagogia do Oprimido

. São Paulo: Paz e Terra,

1993.

_________.

Pedagogia da Esperança.

São Paulo: Paz e Terra,

1994.

_________.

Pedagogia da Autonomia

. São Paulo: Paz e Terra,

1996.

_________.

Pedagogia da indignação

: cartas pedagógicas e

outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.