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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

frentes de luta, possibilitar à comunidade o estudo em uma

universidade pública, através de pré-universitários popula-

res focados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Encontram-se vinculados ao programa 09 cursos Pré-

-Universitários Populares no município do Rio Grande/RS,

que estão em desenvolvimento nas vilas e bairros popula-

res da cidade. São eles: Paideia; Maxximus; Fênix; Acreditar;

Quinta Superação; Esperança, Pré-Universitário Povo Novo,

Cultura da Paz

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e Educação para Pescadores Pré-Universi-

tário, o qual está situado na Ilha da Torotama. Além disto,

01 curso Pré-Universitário Popular em São José do Norte/

RS, Ousadia Popular; 01 curso Pré-Universitário Popular em

Capão do Leão/RS, Curso

Up

e 01 curso Pré-Universitário

Popular em Santo Antônio da Patrulha/RS, Super Ação Co-

munitária (Saci).

As vivências que emergem no Programa, são indis-

pensáveis para a compreensão do alcance que o trabalho

coletivo junto à comunidade. O PAIETS identifica sua conso-

lidação e pertinência na luta por uma universidade mais jus-

ta e democrática, bem como na construção de uma socie-

dade mais humana e igualitária, ao reconhecer as histórias

de vida dos sujeitos que contribuem para sua (re)existência.

Neste rumo, entendemos que o momento histórico

que vivemos, onde há a transição de um governo democrá-

tico para um governo ilegítimo, reflete em todas as cama-

das da sociedade, desde as unidades básicas de saúde, taxa

de desemprego, privatizações, congelamento de gastos,

reformas no sistema educacional e diversas outras atroci-

dades com o estado democrático de direito. Este cenário é

registrado também nos contextos populares e seus desdo-

bramentos interferem diretamente na maneira no contexto

Paideia, em seu funcionamento, com problemáticas para a

resistência e o reconhecimento como pertencente ao espa-

ço da universidade e refletindo na evasão de educadores,

educandos e coordenação.

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Cabe ressaltar o contexto Cultura da Paz, que busca oportunizar a pessoas

em privação de liberdade um ambiente educativo que visa a reinserção

social e o ingresso à universidade, no horizonte da justiça restaurativa.