Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1026 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1026 / 2428 Next Page
Page Background

1026

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O jogo é capaz de absorver inteiramente o jogador,

sendo uma atividade prazerosa sem a necessidade de per-

der a sua seriedade. Inseridos nesse ambiente cativante, o

desenvolvimento acaba se estendendo para além do jogo,

onde os jogadores adquirem vínculos sociais e que estes

permanecem não só durante o jogo, mas também em seus

convívios. (HUIZINGA, 1993)

Segundo Freire e Nogueira (1993), o conceito de Edu-

cação Popular está baseado em de que forma o conheci-

mento acadêmico se coloca em dialética com o conheci-

mento das massas, e é através da experiência compartilhada

em que precisamos refletir e redefinir nossa luta. Ao traba-

lhar com o RPG fora dos ambientes institucionais e construir

esse tipo de Educação Popular ao não excluir nenhuma for-

ma de educando, incluindo até os considerados “excluídos”

e evadidos de escolas públicas e particulares, sendo que a

alfabetização também não é necessária para entrar em um

mundo fantasioso em outra época, em outro local e em um

diferente contexto. Pensando no modelo de escola ideal,

como problematizam Paulo Freire e Adriano Nogueira:

Educação não seria bancária. Quer dizer, não ha-

veria depósito de conhecimentos dentro da inte-

ligência silenciada do educando. Ninguém seria

considerado apenas carente, mas haveria um tipo

de estudo que pedisse aos professores e alunos a

participação e a criatividade. Educação não seria

acúmulo de conhecimentos. (FREIRE, NOGUEIRA,

1993, p. 60)

Segundo Marinho et al. (2012), para que o jogo se tor-

ne prazeroso, é necessário que os jogadores conheçam os

limites das regras para que possam usufruir, experimentar,

investigar, manipular, aprender e se desenvolverem. O fator

evolutivo do RPG pode ajudar na formação dos educandos

a buscarem outras fontes de conhecimento. Toda vez que

um jogador deseja que seu personagem adquira uma ha-

bilidade nova, é necessário encontrar alguém mais especia-

lizado para ensinar, isso em termos de jogo significa que

o personagem passará por experiências de aprendizado na