Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1025 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1025 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1025

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

ser construída a partir desse ponto inicial. Dessa forma, po-

demos trabalhar com diversas questões sociais da época do

Brasil Colonial para traçar um paralelo com os dias atuais, in-

citando assim a reflexão dos educandos, analisando de que

forma as experiências pessoais vão interferir em suas esco-

lhas no decorrer da história, dando ao mediador a escolha

de permanecer no tema já selecionado ou improvisar para a

discussão de outros que possam surgir.

As sessões não possuem um tempo estipulado, vai

depender das condições do jogo, do tempo dado à intro-

dução, pois é preciso contextualizar para que os jogadores

possam imergir no ambiente. Também não pode ficar muito

extensa para que não se perca no caminho, dificultando as

propostas estabelecidas e forçando a improvisação. O ideal

é que a sessão se encerre assim que comece a rumar para

outro sentido, para que o mediador possa planejar melhor

para a próxima sessão, mas também não deve ficar restrito

a regras de limitação de tempo caso a sessão esteja fluindo.

ANÁLISE DA GAMIFICAÇÃO

Segundo Elkonin (1998), os jogos surgiram principal-

mente para estimular os jovens e as crianças no trabalho em

grupo e para entenderem sua própria cultura e seu meio

social envolvendo fenômenos sócio-econômicos-culturais

de forma crítica no contexto histórico. Para o autor, o papel

social e as ações tomadas no jogo possibilitam sua análise

dialética dentro do ambiente imaginário.

A ludicidade é um fator importante no desenvolvi-

mento do ser, vivenciando experiências intelectuais e cor-

porais, conforme:

[...] o jogo é educativo e imprescindível, pois pos-

sibilita [...] uma aprendizagem através de vivências

corporais, por meio dos quais pode experimentar

sensações e explorar as possibilidades de movi-

mento do seu corpo e do espaço, adquirindo um

saber globalizado a partir de situações concretas.

(Marinho et. al, 2012, p. 83)