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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

dialético de Marx para tentar desenvolver uma nova psico-

logia, estudando uma microestrutura para fornecer um qua-

dro geral da macroestrutura. O autor cita as dificuldades em

analisar a obra de Vigotski, a primeira por romper com a

censura burguesa e a segunda com a censura do próprio

comunismo, principalmente advinda pelo stalinismo. A con-

tribuição de Vigotski para a educação, a partir da análise

do RPG, é que vários processos de desenvolvimento se dão

através da interação das pessoas com o seu ambiente e em

cooperação com outros indivíduos. No âmbito da educação,

Vigotski se assemelha a Paulo Freire no que diz em relação

a que o indivíduo não pode aprender de maneira unilate-

ral, descontextualizada e ahistórica, dependendo da herança

cultural da humanidade, da mesma forma que Freire (1987,

p. 29) defendia que “[...] não é autolibertação - ninguém se

liberta sozinho, também não é libertação de uns feitas por

outros”. O autor ainda defende que, a partir das leituras vi-

gotskianas, a imaginação é essencial ao desenvolvimento,

contribuindo para a fixação psíquica do aprendizado, onde

o RPG é uma importante ferramenta a ser utilizada na edu-

cação, uma vez que as situações imaginárias mediadas pelo

educador permitem aos educandos significantes exercícios

de moral e ética, contextualizadas a partir de experiências

vivenciadas no ambiente imaginário de outra época e outras

culturas: “[...] o jogo de RPG permite um pensamento dialéti-

co e mais holístico da realidade [...]” (SCHMIDT, 2008, p. 73).

No processo da educação com a gamificação como

forma de apoio para o desenvolvimento de competência e

habilidades dos educandos, temos que:

[...], auxiliando este no desenvolvimento da criativi-

dade, leitura, escrita, expressão verbal, organização

do pensamento e do texto, convivência em grupo,

argumentação entre outras competências sociais,

além de manter viva dentro dele a imaginação e a

fantasia. (Grando e Tarouco, 2008, p.1)

O RPG cumpre um papel interessante na educação

combinando a ludicidade com os aspectos da realidade