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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

cotidiana dos educandos, trazendo ao ambiente de jogo

a interação com o ambiente proposto, a troca de conheci-

mentos entre os participantes, os interesses envolvidos nas

interpretações, a observação dos comportamentos diante

das intervenções nas situações e uma análise conjunta no

final da aventura. (CAMARGO, 2006)

Vasques (2008) aprofunda as discussões acerca do

papel do RPG, pois apesar de ser um jogo que permite um

universo de possibilidades ilimitadas, ainda é necessário um

conjunto de regras que tornarão o jogo mais verossímil, com

limitações nos personagens e a rolagem de dados que ditam

a probabilidade de uma determinada ação sair como o espe-

rado por quem a pratica ou não. Ao contrário de outros jogos

onde já existe um enredo pré-definido, a potencialidade do

RPG pode ser explorada na liberdade de criação da aventu-

ra, onde o mediador coloca em evidência os temas a serem

abordados e os jogadores interagem com esses temas po-

dendo até mudar completamente o roteiro, cabendo ao me-

diador o papel de improvisar, sendo essa construção coletiva

de narrativas uma das características fundamentais do RPG.

METODOLOGIA

O RPG foi selecionado na proposta da Gamificação

como ferramenta da Educação Popular pela facilidade de

execução e baixo custo dos materiais utilizados, não sendo

necessária uma infraestrutura. Com apenas um livro do jogo,

algumas folhas de papel com os personagens e três dados

de seis faces já é possível realizar uma sessão, sendo que o

material impresso pode ser substituído por material digital

e a rolagem de dados pode ser feita através de aplicativos

gratuitos.

Ao trabalhar com Educação Popular, temos liberdade

para mediar as aventuras de RPG com diversas faixas etá-

rias e em praticamente qualquer espaço, principalmente

nos locais mais carentes de educação, como casas de aco-

lhimento, albergues, centros de assistência, entre outros. O

tema deve ser selecionado previamente e a aventura pode