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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Brasil no ano de 1576 e possibilita trabalhar diversas áreas

de conhecimento, como história, geografia, política, religião,

cultura, matemática, mitologia, linguística, entre tantas ou-

tras. Segundo Kastensmidt (2017), o jogo pode ser ambien-

tado em outras épocas, bastando fazer alguns ajustes no

sistema do jogo.

OBJETIVO

O uso do RPG dentro da Educação Popular tem como

objetivo incentivar o pensamento crítico nos processos his-

tóricos problematizando a manutenção do status quo da

classe dominante ao mesmo tempo em que rompe com o

individualismo moderno do discurso neoliberal.

O neoliberalismo herda do liberalismo clássico a con-

cepção individual do ambiente de competição na sociedade

(BOBBIO, 2000), enquanto o RPG é contrário a essa ideolo-

gia, sendo dessa forma um dos objetivos deste trabalho o

incentivo à cooperação, uma vez que os personagens pos-

suem habilidades que se tornam complementares de maneira

conjunta, como cada um possuir mais de uma língua para

se comunicarem com outros povos, treinamento de combate

corpo a corpo e à distância, primeiros socorros, conhecimen-

tos diversos e habilidades sociais específicas. O grupo se tor-

na mais forte na medida em que trabalha junto e enfraquece

com disputas internas, possibilitando assim a compreensão

da importância da coletividade e da ajuda mútua.

Para que os jogadores consigam interpretar os seus

personagens de forma fidedigna, é necessário que conhe-

çam a cultura e os costumes de seu povo, incentivando a

prática da pesquisa e da leitura, enriquecendo as aventuras

de forma que não somente o educador possa trazer aspec-

tos educacionais, mas também os educandos, dessa forma

trabalhando a dialética da Educação Popular freiriana.

REFERENCIAL TEÓRICO

Schmidt (2008) faz uma análise acerca do RPG nas

concepções de Vigotski (1896 – 1934), que utiliza o método