Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
do pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo
(SBPJor). Em sua pesquisa de mestrado, investigou a natureza
comunicacional do contato viabilizado pela visualização da fi-
sionomia e presença humana nos retratos da revista National
Geographic, no contexto de uma sociedade em processo de mi-
diatização. No doutorado, pesquisa o rosto como qualidade co-
municacional da tecnocultura.
Moisés Sbardelotto
Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na linha de
pesquisa Midiatização e Processos Sociais, com estágio douto-
ral (PDSE/Capes) na Università di Roma “La Sapienza”, na Itália.
Autor de “E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência re-
ligiosas na internet” (Editora Santuário, 2012). Colaborador do
Instituto Humanitas Unisinos (IHU). Foi membro da Comissão
Especial para o Diretório de Comunicação para a Igreja no
Brasil, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
De 2008 a 2012, coordenou o escritório brasileiro da Fundação
Ética Mundial (Stiftung Weltethos), fundada por Hans Küng.
Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem expe-
riência na área de Comunicação, com ênfase na interface mídia
e religião.
Serge Proulx
Professor emérito na École des Médias, Faculté de
Communication da Université du Québec à Montréal (UQAM).
Foi professor associado no Département Sciences économiques
et sociales (SES) de
Télécom ParisTech
(ex-ENST), Paris. Autor,
com Phillippe Breton de
Sociologia da comunicaçâo
, (avec
Philippe Breton), Ediçôes Loyola, Sao Paulo, Brasil, 2002, 288 p.
e a L’explosion de la communication à l’aube du XXIe siècle, edi-
tado por La Découverte et Boréal, Paris et Montréal, 2002, 400
p. Organizador de uma dezena de livros e artigos sobre redes
digitais.