Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
dicando um quadro de autores que subsidiam as especificidades
desta outra linhagem de pesquisa.
O terceiro eixo é sobre a cultura da contribuição, no
contexto de uma sociedade mercantil, em suas relações com a
lógica do dom. Ao inserir essa perspectiva, Serge Proulx enfren-
ta-se audaciosamente com a perspectiva que herda a crítica do
capitalismo, mas contextualizando ambas num jogo de tensões,
contradições e superações, inclusive no sentido de subsidiar
análises da conjuntura atual como de um novo estágio do capi-
talismo – a economia da contribuição. Esta contribuição original
tem como referência as discussões antropológicas do dom. Ao
colocar a gratuidade como eixo das interações, o autor se coloca
no debate entre lógicas acentuadas pelas epistemologias da ci-
bercultura e lógicas destacadas pela economia política da comu-
nicação. Enfim, o que movimenta a comunicação não é apenas a
indústria cultural e suas estratégias, mas a cultura da participa-
ção, a ponto de se gerar uma nova forma econômica.
Os participantes desta coletânea – pesquisadores,
doutorandos e doutores, vinculados e não vinculados aos gru-
pos de pesquisa da Linha Midiatização e Processos Sociais –
dialogam com os cinco eixos a partir de perspectivas epistemo-
lógicas vinculadas a essa linhagem de pesquisa, em tensões e
articulações com os eixos acima, procurando, em muitos casos,
desenvolver essas articulações para a construção de casos de in-
vestigação empíricos.
Com esta coletânea, buscamos registrar e realizar um
dos objetivos centrais deste projeto de cooperação acadêmica
internacional: contribuir para as epistemologias da área da co-
municação com o cruzamento de dois ângulos – técnicas e tec-
nologias de informação e comunicação, de um lado, e processos
midiáticos e midiatização, de outro.
Os capítulos de doutorandos e recém-doutores, aqui
apresentados, foram escolhidos de um conjunto de artigos sub-
metidos aos organizadores, a partir de alguns critérios: referên-
cias ao Seminário realizado; agonística com questões dos pro-
cessos midiáticos e midiatização; inferências produtivas para as
pesquisas em curso.
O processo editorial foi configurado conforme lógicas
de e-book, com alguns elementos adicionais, relativos às redes