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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

dicando um quadro de autores que subsidiam as especificidades

desta outra linhagem de pesquisa.

O terceiro eixo é sobre a cultura da contribuição, no

contexto de uma sociedade mercantil, em suas relações com a

lógica do dom. Ao inserir essa perspectiva, Serge Proulx enfren-

ta-se audaciosamente com a perspectiva que herda a crítica do

capitalismo, mas contextualizando ambas num jogo de tensões,

contradições e superações, inclusive no sentido de subsidiar

análises da conjuntura atual como de um novo estágio do capi-

talismo – a economia da contribuição. Esta contribuição original

tem como referência as discussões antropológicas do dom. Ao

colocar a gratuidade como eixo das interações, o autor se coloca

no debate entre lógicas acentuadas pelas epistemologias da ci-

bercultura e lógicas destacadas pela economia política da comu-

nicação. Enfim, o que movimenta a comunicação não é apenas a

indústria cultural e suas estratégias, mas a cultura da participa-

ção, a ponto de se gerar uma nova forma econômica.

Os participantes desta coletânea – pesquisadores,

doutorandos e doutores, vinculados e não vinculados aos gru-

pos de pesquisa da Linha Midiatização e Processos Sociais –

dialogam com os cinco eixos a partir de perspectivas epistemo-

lógicas vinculadas a essa linhagem de pesquisa, em tensões e

articulações com os eixos acima, procurando, em muitos casos,

desenvolver essas articulações para a construção de casos de in-

vestigação empíricos.

Com esta coletânea, buscamos registrar e realizar um

dos objetivos centrais deste projeto de cooperação acadêmica

internacional: contribuir para as epistemologias da área da co-

municação com o cruzamento de dois ângulos – técnicas e tec-

nologias de informação e comunicação, de um lado, e processos

midiáticos e midiatização, de outro.

Os capítulos de doutorandos e recém-doutores, aqui

apresentados, foram escolhidos de um conjunto de artigos sub-

metidos aos organizadores, a partir de alguns critérios: referên-

cias ao Seminário realizado; agonística com questões dos pro-

cessos midiáticos e midiatização; inferências produtivas para as

pesquisas em curso.

O processo editorial foi configurado conforme lógicas

de e-book, com alguns elementos adicionais, relativos às redes