Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Os meios e os usos:
entre as dádivas e os mercados
Este livro é um dos resultados do seminário reali-
zado com Serge Proulx, no Programa de Pós-Graduação em
Ciências da Comunicação da Unisinos, intitulado
Mutação da
Comunicação: Emergência de uma Cultura da Contribuição
na Era Digital
, numa iniciativa do Grupo de Pesquisa em
Midiatização e Processos Sociais e Epistecom. Dos cinco encon-
tros realizados com Serge Proulx, foram escolhidos, para este
livro, três eixos, apresentados no formato de capítulos: a recep-
ção; a reflexão sobre os usos, práticas e apropriações das técni-
cas e tecnologias; a cultura da participação. O seminário se rea-
lizou no âmbito do projeto Midiatização e Tecnologias Digitais/
Escola de Altos Estudos/CAPES, que contou também com a par-
ticipação de Bernard Miège e Patrice Flichy. Este livro é um dos
três que compõem a série que condensa este projeto.
Os seus fundamentos são as proposições de Serge
Proulx de que, no universo da Web, a multiplicação de contribui-
ções por utilizadores profanos ou amadores à constituição de
corpus de conteúdos digitais (sítios de redes sociais, sítios co-
merciais, blogues, etc.) faz emergir um paradoxo. Vários utiliza-
dores aceitam, assim, maciça e voluntariamente contribuir para
a construção de corpora, mesmo que as empresas proprietárias
dos sítios captem estas contribuições bem-intencionadas não
somente para os fins da constituição do corpus que controlam,
mas também porque estas contribuições comuns são geradoras
de valor econômico no novo regime do capitalismo do imaterial.