Table of Contents Table of Contents
Previous Page  11 / 282 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 11 / 282 Next Page
Page Background

Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Os meios e os usos:

entre as dádivas e os mercados

Este livro é um dos resultados do seminário reali-

zado com Serge Proulx, no Programa de Pós-Graduação em

Ciências da Comunicação da Unisinos, intitulado

Mutação da

Comunicação: Emergência de uma Cultura da Contribuição

na Era Digital

, numa iniciativa do Grupo de Pesquisa em

Midiatização e Processos Sociais e Epistecom. Dos cinco encon-

tros realizados com Serge Proulx, foram escolhidos, para este

livro, três eixos, apresentados no formato de capítulos: a recep-

ção; a reflexão sobre os usos, práticas e apropriações das técni-

cas e tecnologias; a cultura da participação. O seminário se rea-

lizou no âmbito do projeto Midiatização e Tecnologias Digitais/

Escola de Altos Estudos/CAPES, que contou também com a par-

ticipação de Bernard Miège e Patrice Flichy. Este livro é um dos

três que compõem a série que condensa este projeto.

Os seus fundamentos são as proposições de Serge

Proulx de que, no universo da Web, a multiplicação de contribui-

ções por utilizadores profanos ou amadores à constituição de

corpus de conteúdos digitais (sítios de redes sociais, sítios co-

merciais, blogues, etc.) faz emergir um paradoxo. Vários utiliza-

dores aceitam, assim, maciça e voluntariamente contribuir para

a construção de corpora, mesmo que as empresas proprietárias

dos sítios captem estas contribuições bem-intencionadas não

somente para os fins da constituição do corpus que controlam,

mas também porque estas contribuições comuns são geradoras

de valor econômico no novo regime do capitalismo do imaterial.