Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
entre as mídias tradicionais e as TIC. Ao clicarmos nos
hyper-
links
disponíveis em cada
post,
invariavelmente seremos remeti-
dos para o
website
oficial da instituição.
Na página da National Geographic no Twitter (Figura
2), podemos notar algumas similaridades, mesmo que a nature-
za das duas plataformas seja diferente. Aqui notamos também
que há um número expressivo de seguidores, 2.539.840, mesmo
assim muito menor do que os 30.728.128 da cantora Lady Gaga
(que, segundo o
website
6
Twitter Counter, tem o perfil mais se-
guido). Da mesma forma que na análise anterior, trata-se de uma
diminuta fração do total de pessoas que fazem parte dos clien-
tes dos produtos midiáticos da National Geographic (325 mi-
lhões). Observa-se aqui uma tentativa, por parte da instituição,
de manter a interação com os entusiastas da marca que utilizam
o Twitter para acessar os conteúdos. São, ao todo, 10.482 tweets
postados e 22.625 pessoas que a National Geographic segue. Se
observarmos o número de retweets em cada
post
e o relacionar-
mos com a abrangência da marca no mundo, temos que concor-
dar que realmente os usuários efetivos desta rede constituem
um grupo ainda inexpressivo de usuários. O conteúdo dos
posts
no Twitter, da mesma forma que no Facebook, configura chama-
das para as matérias e fotografias publicadas no
website
.
Figura 2 - Interação dos leitores da National Geographic no Twitter
Fonte: Página da National Geographic no Twitter, outubro de 2012.
6
Disponível em <http://twittercounter.com/pages/100>. Acesso em: 12 out.
2012.