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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

entre as mídias tradicionais e as TIC. Ao clicarmos nos

hyper-

links

disponíveis em cada

post,

invariavelmente seremos remeti-

dos para o

website

oficial da instituição.

Na página da National Geographic no Twitter (Figura

2), podemos notar algumas similaridades, mesmo que a nature-

za das duas plataformas seja diferente. Aqui notamos também

que há um número expressivo de seguidores, 2.539.840, mesmo

assim muito menor do que os 30.728.128 da cantora Lady Gaga

(que, segundo o

website

6

Twitter Counter, tem o perfil mais se-

guido). Da mesma forma que na análise anterior, trata-se de uma

diminuta fração do total de pessoas que fazem parte dos clien-

tes dos produtos midiáticos da National Geographic (325 mi-

lhões). Observa-se aqui uma tentativa, por parte da instituição,

de manter a interação com os entusiastas da marca que utilizam

o Twitter para acessar os conteúdos. São, ao todo, 10.482 tweets

postados e 22.625 pessoas que a National Geographic segue. Se

observarmos o número de retweets em cada

post

e o relacionar-

mos com a abrangência da marca no mundo, temos que concor-

dar que realmente os usuários efetivos desta rede constituem

um grupo ainda inexpressivo de usuários. O conteúdo dos

posts

no Twitter, da mesma forma que no Facebook, configura chama-

das para as matérias e fotografias publicadas no

website

.

Figura 2 - Interação dos leitores da National Geographic no Twitter

Fonte: Página da National Geographic no Twitter, outubro de 2012.

6

Disponível em <http://twittercounter.com/pages/100>. Acesso em: 12 out.

2012.