Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
conhecer às outras pessoas: ela, a visibilidade mi-
diática tornou-se em uma das principais alavancas
através das quais as lutas sociais e políticas são
conduzidas e articuladas (THOMPSON in FAUSTO
NETO, 2006, p. 56)
.
O surgimento de uma nova visibilidade está definiti-
vamente relacionado a novas maneiras de agir e interagir tra-
zidas com a mídia. Talvez mais que isso, a midiatização e suas
processualidades – técnicas, sociais, discursivas – dão forma
ao modo de existência às práticas de outros campos sociais. A
midiatização é processo e fim, fazendo junções e acoplamentos.
Pergunta-se então: e o controle de seus efeitos? Não se sabe
a
priori.
Enquanto ambiência e processo, está no meio das lutas
de produção de sentidos dos campos sociais, e sem elas não
pode, inclusive, transformar o proibido em semivisível. Ou en-
tão, semimostrável (FAUSTO NETO, 2006, p. 55-56).
Braga (2006) reflete sobre uma das consequências sig-
nificativas da midiatização, que é um atravessamento dos cam-
pos sociais estabelecidos, gerando situações indeterminadas e
experimentações correlatas (efeitos). Ele assinala a importância
da invenção social para a tecnologia, sinalizando com a perspec-
tiva de uma circulação em fluxo contínuo como aspecto relevan-
te da sociedade em vias de midiatização. Em outras palavras,
para este autor, são as demandas sociais que proporcionam as
invenções sociais e o avanço tecnológico, não o inverso. E refe-
re características gerais relacionadas à midiatização como base
para o desenvolvimento de questões investigativas sobre comu-
nicação, considerando que os processos da midiatização são a
base das mediações comunicativas da atualidade.
Vemos aqui uma aproximação entre o pensamento de
Braga e de Miège. Conforme Miège, o técnico e o social são in-
separáveis. Para Braga, o desenvolvimento técnico, constante-
mente aperfeiçoado por ações sociais, caracteriza a mediação e
o enraizamento social, como foi explicitado anteriormente.
Para Miège, o processo de midiatização tem reforçado
a centralidade da comunicação midiatizada no contexto da so-
ciedade da informação. Neste cenário, são as ações comunica-
cionais que determinam os rumos das inovações, cuja concep-