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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

Ferreira (2012) propõe a reflexão sobre o indivíduo nos

processos de midiatização, sugerindo que este objeto é produti-

vo para a diferenciação entre midiatização e processos sociais

outros, incluindo a própria configuração do o ator midiático,

tal como denomina Verón, proposto como categoria diferencial

para a investigação da midiatização.

Para Gomes (2011), a trajetória da sociedade dos mí-

dias à sociedade em midiatização é um processo lento e gradual

que se desenvolve em dois eixos profundamente interligados: o

eixo do tempo e o eixo da dimensão qualitativa. Para o pesquisa-

dor, “o objetivo é manter a diversidade – em particular, conser-

var, garantir esse aspecto particular dos produtos culturais in-

formacionais, que não são mercadorias como as outras, mesmo

que sejam vendidos”.

Neste cenário de discussões, consideramos que a rele-

vância da perspectiva de Miège está na tentativa de enlaçar e

combinar os níveis “macro” e “micro” da análise num mesmo

movimento de compreensão do real. Estudar a dimensão polí-

tica, econômica e social das atividades infocomunicacionais que

implicam inovações e experimentações de novos suportes e fer-

ramentas e, ao mesmo tempo, não perder de vista a articulação

entre as TICs e a produção de mensagens e sentido, assim como

o “enraizamento” social das tecnologias expresso pela atividade

dos usuários-consumidores no aperfeiçoamento desses novos

suportes e ferramentas.

Ele defende, e nós concordamos, que as problemáticas

transversais e parciais devem ser consideradas fundamentais na

relação informação-comunicação.

5 Algumas considerações

As TICs têm um valor revolucionário e um alcance de-

finitivo que vai além do processo informativo e de entreteni-

mento, gerando novas práticas sociais e uma ambiência social

complexa. Cada vez mais, os estudos do campo da comunicação

exigem que se observem os modos de interação e o conjunto de

interconexões que perpassam os meios em suas singularidades,

transformando o modo de viver e de ser na sociedade.