Table of Contents Table of Contents
Previous Page  173 / 284 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 173 / 284 Next Page
Page Background

Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

A forma utilizada por Paulo Henrique Machado (na foto

acima) para financiar a série de desenhos animados em 3D está

entre as novas práticas da cidadania, nas quais é preciso mobili-

zar os colaboradores e, sobretudo, os financiadores, para tornar

a utopia real (FLICHY, 2013).

Tal pensamento do sociólogo Patrice Flichy, ampla-

mente debatido no Seminário “Os Amadores no Mundo Digital.

Rumo a uma Nova Democracia de Competências”, denota simi-

laridade com a prática exercida pelos sócios do site Catarse, es-

paço digital onde pela primeira vez circulou o projeto idealizado

por Paulo Machado.

Ele funciona como um comércio eletrônico, no qual

amadores e profissionais ofertam suas ideias – que de alguma

maneira devem recompensar o site e a eles próprios. Assim, tor-

nam o projeto real, com a colaboração de indivíduos de qual-

quer parte do mundo. O site é uma plataforma que reconfigura

o exercício da cidadania para amadores, tanto para criadores de

ideias quanto para apoiadores. “Eu tinha essa vontade e vi que

várias outras pessoas também a tinham, em São Paulo, no Rio de

Janeiro, em Porto Alegre. Criei um blog, o Crowdfunding BR, e

conheci os outros sócios por ali” (REEBERG, 2014,

online

).

No Brasil, desde sua fundação, em 2011, o Catarse já

captou R$ 3 milhões para projetos com a colaboração de 29.529

apoiadores (FOLHASP, 2014,

online

).