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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

tante ver como pensamos a noção de comunida-

de, que constitui um imaginário muito forte (uma

utopia forte). O imaginário mobiliza conhecimen-

tos diversos. Nesta noção de nova comunidade

existem elementos que remetem ao debate sobre

individualismo e a ideia de que o indivíduo tem di-

ferentes papéis sociais e que ele pode estruturar

isso em espaços eletrônicos diferentes (FLICHY,

2013).

Dados apresentados por Flichy (2013) apontam que a

era digital incentiva o que chamaríamos de criadores ou ama-

dores. Na França da década de 70, em cada 10 pessoas uma se

dizia criadora. Quase duas décadas mais tarde, o número de in-

divíduos passou para um em cada quatro e, nos dias atuais, tal

relação é de 50% (FOCUS, 2013,

online

). Se a internet consagra

as novas formas de interação, de trabalho e de lazer, trata-se,

então, de um meio que pode ser visto enquanto ferramenta de

expressão de si mesmo e também de construção (de forma auto-

mática) de uma ID para os outros.

A internet é uma ferramenta das competências.

Com a internet podemos ter mais ou menos fama.

Podemos nos tornar mais ou menos famosos e não

só nos limitar aos 30 segundos de fama. O essen-

cial é observar que o digital permite que o indiví-

duo busque a sua identidade e que ele se expres-

se. Mas trata-se de uma expressão artística que se

insere neste processo de busca de um eu coeren-

te. Outra faceta do digital que se manifesta com a

internet diz respeito ao fato de que o trabalho de

expressão de mimmesmo que eu posso realizar se

torna acessível a todo mundo (FLICHY, 2013).

Mas há outra faceta levantada por Patrice Flichy

(2013) a respeito da internet e que se estende ao mundo dos

profissionais e dos amadores. Esta é uma faceta da qual nenhum

usuário da rede escaparia. Ele se refere à face sombria da esfera

digital e sobre o qual pesquisadores do assunto costumam es-

quecer-se de trabalhar: sempre ficam rastros das atividades dos