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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

indivíduos. E tais rastros são denominados de ID algorítmicas.

Embora esta faceta não seja alvo de nosso artigo, não podería-

mos nos furtar de observá-la, pois tal identidade é tão presente

nas atividades das pessoas que lidam com o digital que se torna

impossível ignorá-la.

5

Crowdfunding

: a circulação dos casos de sucesso

e insucesso

Não se pode, contudo, deixar de fazer alusão às dife-

rentes formas de circulação nas quais as informações sobre o

crowdfunding

ocorrem. Além dos sites próprios dos indivíduos

que colocam seus projetos à disposição para o financiamento

coletivo, do site Catarse, da midiatização nos meios tradicionais

(televisão e jornais com a recuperação dos materiais por via da

internet e/ou dos sites destes veículos), as agências de conteú-

dos também se reportam a esta modelagem de captação de re-

cursos e a têm como um produto seguro e que tem importância

significativa especialmente em áreas que ainda carecem muito

de incentivo, como a cultural. Por isso, com o objetivo de “di-

fundir” o conceito (PORTAL DE MÍDIA, 2013,

online

), a agência

Recheio Digital, de São Paulo, produziu dois minidocumentários

sobre

crowdfunding

.