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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Conteúdos como estudo das células, ciclo celular, di-

visões celulares e classificação dos seres vivos, os quais em

aparência, tem um cunho meramente técnico e deslocado

de uma função social, permitiram discussões sobre o trata-

mento de doenças como o câncer, os fins políticos sobre o

desenvolvimento de determinadas áreas da saúde e sua re-

lação com a indústria farmacêutica. Além disto, permitiram

uma reflexão mais crítica e descolada dos pré-conceitos do

ciclo de infecção do vírus HIV e desenvolvimento da AIDS,

bem como os fatores reais de transmissão da doença, elimi-

nando concepções opressoras de “grupo de risco” a partir

do diálogo franco e fundamentado no campo da ciência.

Na abordagem das temáticas de genética, biologia

molecular e evolução também foi possível não apenas apos-

tar em recursos didáticos que permitissem a concretização

dos assuntos como também um diálogo acerca do quanto

a ciência, assim como qualquer instrumento produzido pelo

ser humano, é despida de neutralidade, ou seja, a ciência

tem lado. A materialização disto se deu quando foi tratado

da Eugenia e do Darwinismo Social os quais tiveram fun-

damentação biológica para a execução de suas opressoras

teorias.

No tocar dos conteúdos de fisiologia foi possível re-

lacionar o que está previsto para o ENEM com debates de

gênero, sexualidade e raça, ao tratar o corpo humano em

suas múltiplas possibilidades de manifestações histórico-

-culturais-identitárias, vendo-o para além do conjunto de

células, tecidos, órgãos e sistemas de órgãos. No assunto do

“sistema reprodutor” foi adotado para propósito de estu-

do a nomenclatura de “sistema com vagina” e “sistema com

pênis”, permitindo a abordagem da existência de mulheres

com pênis e homens com vagina, que não necessariamente

irão utilizar destes para a reprodução.

Na temática de ecologia, biodiversidade e impactos

ambientais a expressiva politização dos encontros permitiu

que os debates superassem as concepções e ideologias que

Henri Acserald (2009) denominou “senso comum ambien-