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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tal”. Ao invés de abordar somente as concepções de “capita-

lismo verde”, defendidas e propagandeadas fortemente na

grande mídia e também no ensino de ideal positivo-redu-

cionista, foi possível questionar a quem tem servido o deba-

te ambiental hegemônico que não é à classe explorada nem

à própria preservação ambiental.

Deste modo, esta experiência forneceu subsídios para

compreender que a concepção de que apenas as Humani-

dades possuem um papel crítico e reflexivo é retrógada e

não condiz com a realidade. Além disto, esta visão ultrapas-

sada contribui para a manutenção da ordem uma vez que

restringe as áreas de Exatas e Biológicas a uma formação

tecnicista.

Ao longo desta jornada, nada fácil, pois a Universida-

de não traz estes debates na formação das/os educadoras/

es, foi necessária uma constante busca pelo inovador, que

ao mesmo tempo não negasse o já construído, respeitando

as diferenças que não oprimem ou excluem. Dessa forma,

este trabalho relatou a realização prática daquilo que Pau-

lo Freire (1996) trata da necessidade de não “transformar a

experiência educativa em puro tratamento técnico” uma vez

que isto levaria a perda do seu caráter formador.

Palavras-chave:

Ensino de Biologia. Metodologias Alterna-

tivas. Pré-Universitários Populares. Educação Crítica. Educa-

ção para Emancipação.

REFERÊNCIAS

ACELRAD, H.; MELO, C. C.; BEZERRA, G. N. 2009.

O que é

justiça ambiental?

Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

FREIRE, P.

Pedagogia da autonomia

– saberes necessários

à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.