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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

a influência da educação popular a partir do cotidiano dos

educandos, segundo Freire (2010, p. 15):

o conceito de Educação de Adultos vai se movendo

na direção do de Educação Popular. Não é possível

a educadoras e educadores pensar apenas os pro-

cedimentos didáticos e os conteúdos a serem ensi-

nados aos grupos populares. Os próprios conteú-

dos a serem ensinados não podem ser totalmente

estranhos àquela cotidianidade.

Meus netos estudam na escola hoje. Te-

nho muito carinho pela escola. Acho que

ela deve ser defendida por todo mundo

aqui na comunidade. (Santa, entrevistada

pelo estudante Luis Percy)

Percebe-se que há um carinho importante de pessoas

que estudaram na escola e têm a consciência da importância

dela para todos. Parecem estarem de acordo com a defesa ir-

restrita da educação como um direito de todos. Por esse mo-

tivo, como aponta Machado (2016, p. 432), ao lado de todas

as lutas travadas na EJA, a luta pelo direito a escolarização

de qualidade é uma bandeira que precisa ser retomada em

seu sentido mais profundo, como um compromisso ético-

-político dos educadores para com os educandos. A autora

afirma que há, sobretudo nas últimas décadas, uma per-

da do sentido da escola como um espaço de aprender e

ensinar, de acessar e produzir conhecimento, de aguçar o

potencial do pensamento crítico e reflexivo. Para todas as

gerações isto é um grande prejuízo, mas para jovens e adul-

tos trabalhadores resulta na inviabilidade de seu retorno ao

processo de escolarização, pois se perde o sentido da luta

pelo acesso à escola, já que esta não consegue cumprir seu

principal papel, que é o de produzir e lidar com o conheci-

mento transformador da realidade de desigualdades sociais

numa perspectiva emancipatória dos trabalhadores. Nesta

categoria, evidencia-se a importância da educação aconte-

cer ao longo da vida em um processo contínuo, no qual o