Table of Contents Table of Contents
Previous Page  730 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 730 / 2428 Next Page
Page Background

730

EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tros meios. Não é de admirar que, do instrumento

comum, nem todos aproveitam do mesmo modo.

Contudo, quando tentamos explicar essa diversida-

de, voltamos sempre a uma combinação de influên-

cias que são, todas, de natureza social.

A ideia foi incentivar os educandos a pesquisarem a

história da escola, que em muitos momentos confunde-se

com a história da comunidade, a partir da realização de en-

trevista com familiares ou amigos que já haviam estudado

na escola. Essa entrevista foi realizada a partir de um ques-

tionário simples onde os entrevistados respondiam às se-

guintes perguntas:

1. Nome?

2. Em qual época (ou anos) estudou na escola?

3. Cite algumas lembranças do tempo de estudante.

4. Quais eram as principais qualidades da escola na

época?

5. Qual era (e ainda é) a importância da escola para

os moradores do bairro?

Foram mais de 55 entrevistados, um número conside-

rável de ex-educandos da escola que se dispuseram a con-

ceder um breve relato sobre a sua vivência e lembranças

da época de estudante. A faixa-etária foi bastante variada: a

entrevistada com mais idade tinha 65 anos de idade e a mais

jovem 29 anos de idade. Durante o texto procura-se apontar

algumas frases selecionadas da entrevista.

Lembro de quando a escola era de ma-

deira e tinha apenas algumas salas e nos

alimentávamos no refeitório ao lado das

salas de aula. (Santa, entrevistada pelo es-

tudante Luis Percy).

A lembrança dos tempos em que a escola tinha ape-

nas uma estrutura de madeira é marcante em muitas falas

dos entrevistados. As transformações ocorridas nas depen-

dências da escola também acompanharam a dinâmica do