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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O processo de juvenilização da EJA é apontado por

Haddad e Di Pierro (2000, p. 127) que lembram que isso

é um desafio para os educadores da EJA. Há uma ou duas

décadas, a maioria dos educandos de programas de alfabe-

tização e de escolarização de jovens e adultos eram pessoas

maduras ou idosas, de origem rural, que nunca tinham tido

oportunidades escolares. A partir dos anos 1980, os pro-

gramas de escolarização de adultos passaram a acolher um

novo grupo social constituído por jovens de origem urbana,

cuja trajetória escolar anterior foi malsucedida. O primeiro

grupo vê na escola uma perspectiva de integração sociocul-

tural; o segundo mantém com ela uma relação de tensão e

conflito aprendida na experiência anterior.

Não ficava quieto nas aulas. Isso fez com

que eu não conseguisse terminar as séries

no ensino regular. (Gilberto, entrevistado

pela estudante Cláudia).

Os jovens que estudam na EJA carregam consigo o es-

tigma de alunos-problema, que não tiveram êxito no ensino

regular e que buscam superar as dificuldades em cursos aos

quais atribuem o caráter de aceleração e recuperação. Como

lembram Haddad e Di Pierro (2000, p. 127), os dois grupos

distintos de trabalhadores de baixa renda encontram-se nas

classes dos programas de escolarização de jovens e adultos

e colocam novos desafios aos educadores, que têm que lidar

com universos muito distintos nos planos etários, culturais e

das expectativas em relação à escola. Assim, os programas

de educação escolar de jovens e adultos, que originalmente

se estruturaram para democratizar oportunidades formati-

vas a adultos trabalhadores, vêm perdendo sua identidade,

na medida em que passam a cumprir funções de aceleração

de estudos de jovens com defasagem série-idade e regula-

rização do fluxo escolar.

Na escola aprendia muita coisa. Até aula

de Francês nós tivemos nos anos que es-