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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

melhorar notas e pontuações, mas existe pensando na li-

nha da emancipação, e para isso, a visão crítica do mundo

deve ser trabalhada, com base no diálogo, que não elimina

em si a discussão, o debate e o conflito que se estabelece

no choque de ideias e concepções, mas que tenta ir além,

considerando não o educador e a educadora como centrais,

mas entendendo a educanda e o educando como possui-

dores de um conhecimento, de uma experiência e de uma

“bagagem”, seja ela qual for:

Eu acho que o Paidéia, eu acho que o nome do Pai-

déia deveria ser Inovação né? Porque ele é diferente

dos cursinhos, é que nem eu falei , eu esperava uma

coisa e acabou vindo muito mais do que aquilo...

Porque assim, eu pelo menos, vou falar por mim, é

óbvio, porque eu sou eu, (risos) mas enfim, na mi-

nha visão, assim eu já tive uma visão mais fechada,

pô mas assim o que eu penso é mais interessan-

te, mas quando eu vejo realmente, as pessoas tem

realidades diferentes de mim, tem uma perspectiva

diferente de vida diferente de mim mesmo , então

tem que dar voz para as pessoas sim, só que as ve-

zes nos cursinhos pagos , tu não vê isso, não existe

debate , o que existe? , existe só a afirmação do

lado do professor, que o professor fala, que isso da-

qui vocês vão falar, a nota 1000 da redação, só que

ele não fala “por que vocês pensam isso ?” Ele não

faz o pensar ... (Anne)

Entendo que para o processo de emancipação, ou

para o processo que indique a construção da emancipação,

é imprescindível o pensar, criticar, analisar e discordar, com

base nas diferenças, ou como a própria Anne afirma, “as

pessoas têm realidades diferentes de mim”, e a partir disso,

a partir da constatação que o meu colega ou que minha

colega que, e socializa aqui comigo nesse espaço, possui

um outro entendimento da realidade e está inserido em ou-

tra realidade social, econômica e cultural. Se falando prin-

cipalmente dos educandos e educandas que provenientes

das camadas populares mais pobres da sociedade, e nesse

contexto, da cidade, é sempre importante destacar a impor-