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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

na minha visão, para além do comum, para além do “como

o feminismo vai cair no Enem”, e entender a partir de certas

experiências, a possibilidade de luta contra as opressões, e

que nessa própria perspectiva de luta e de resistência, falo

do feminismo, há divergências, pois, há diferenças. Deste

modo compreendo que o contato com as ideias e com as

práticas de quem constrói o feminismo por parte dos edu-

candos/educandas, é imprescindível para que dentro de um

trabalho que almeja a transformação da realidade seja efe-

tivo. É necessário destacar que, da mesma forma, que para

as educadoras e educadores esses espaços são importan-

tíssimos, principalmente como espaço de formação de sua

docência, entendendo à docência para além da sala de aula.

E é isso que a Anne nos fala, a partir do momento que entra

em contato com as discussões feministas e consegue rela-

cionar isso com a sua vida, com a constatação da opressão

em sua vida:

Sim, E aí eu comecei a ter visibilidade, que acontece

com outras mulheres, que não acontecia só comi-

go, e aí eu comecei a pesquisar um pouco sobre

o feminismo, e acabei virando feminista porque eu

comecei a ver que não é só eu que isso acontece

...então é isso aí. (Anne)

A constatação da violência, abusos e opressões que

acontece com as mulheres, e de que isso é uma realidade,

permite que os sujeitos e principalmente aqui do Paidéia,

entendam as situações limites que cercam as mulheres, e

que sendo isso uma verdade, que é palpável e materializado,

cabe entender esse processo, tanto na questão de configu-

ração do mesmo como na lógica que o perpetua e agride de

forma constante que perpetua o silenciamento das mesmas:

A Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã

(1791), de Olympe de Gouges, pode ser considera-

do o primeiro texto feminista do mundo moderno.

Foi o marco da reivindicação de que as mulheres

fossem representadas como cidadãs, advogando a

seu favor com base na pretensão universal de indi-

víduo abstrato publicada na Declaração dos Direitos