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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

do sofrimento de viver em uma cultura machista. Para isso,

junto com colegas que trabalham com a educação popular

e companheiras de coletivos e organizações de movimentos

sociais, construímos dentro dos espaços de aula, atividades

que traziam a discussão do feminismo, principalmente por-

que uma outra discussão era não permitir o Paidéia deixasse

de refletir sobre isso:

Assim como essa revolucionária da época, muitas

outras mulheres foram silenciadas e, em boa parte

da história, viveram como “anônimOs”. E quem nos

lembra esse fato num texto brilhante é a escritora

Virginia Wolf, no clássico Um teto todo seu (1929).

Reconhecemos a necessidade da visibilização dos

aspectos que lidam com experiências vividas e per-

cebidas pelas mulheres para pensarmos a produção

do conhecimento e a cidadania que seguem exis-

tindo nas margens. (...) Entendemos que as expe-

riências, sobretudo no campo da educação popu-

lar, são produzidas como invisíveis, ou seja, como

ausentes até que que as mulheres, como sujeitos

coletivo, compreendam a sua própria “feitura” na

experiência. (MORETTI; EGGERT, 2017, p.47-49).

Nesse contexto, o Paidéia tentou e tenta discutir essas

questões, entendo que os educandos e educandas já vivem

essa realidade e isso deve ser refletido, entendendo que

quem sofre são as suas colegas, companheiras e parentes, a

sua sociedade em si. Nesse viés há uma preocupação para

que dentro de um processo intelectual, que consiga situar

esses sujeitos no pensar de seu lugar histórico, entendam

que para além do senso comum (que é imprescindível no

processo de desenvolvimento do conhecimento), das super-

ficialidades, entenda-se que é necessário sair da “zona de

conforto” do pensamento e tentar entender o que e quem

molda a nossa forma de pensar. Certamente que a prepa-

ração para o Enem é extremamente importante, principal-

mente por entender que a universidade é um espaço em

disputa também, onde as camadas populares devem estar

e devem também transformar esse espaço na medida do

possível, porém, o Paidéia não existe para simplesmente