Table of Contents Table of Contents
Previous Page  539 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 539 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

539

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

A função mobilizadora consiste na busca de apoio da co-

munidade escolar e local quanto à melhoria da qualidade

do ensino, acesso, permanência e aprendizagem dos estu-

dantes. Por fim, a função pedagógica refere-se ao acom-

panhamento das ações pedagógicas desenvolvidas, com o

objetivo de identificar problemas e sugerir alternativas para

melhoria de desempenho dos alunos.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Autonomia.

São Paulo: Paz e

Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. ROMÃO, José (Org.).

Autonomia da Es-

cola:

princípios e propostas. 7. ed. São Paulo: Cortez,

2012.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich.

Textos Sobre Educação e

Ensino

. São Paulo: Centauro, 2004.

NOSELLA, Paolo. Trabalho e Perspectiva de Formação de

Trabalhadores: para além da formação politécnica. In:

Revista Brasileira de Educação

, v. 12, n. 34, jan./abr.

2007. Disponível em

http://www.scielo.br/scielo.php

SALOMON, Délcio Vieira. Autonomia: concessão ou reco-

nhecimento? In:

Revista da Associação Profissional

dos Docentes da UFMG

. Seção Sindical da ANDES-

-SN, n. 18, dez. de 1999.