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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

são respeitadas, ocorre à mútua tolerância. O contrário, por

mais sutil que seja, demonstra a intolerância. Este conceito

leva em consideração a história e a cultura de sujeitos, pois

não existem sujeitos sem vivência e história. E como cons-

truiríamos a nossa história sem os diferentes pensamentos

e as diferentes ações de outras pessoas que nos circundam?

Na atualidade, é largamente defendido e bradado o

conceito de democracia, que na sua essência política con-

siste, entre outros aspectos, na busca pela tolerância na

existência humana. Ela permite que possamos construir um

mundo mais justo e inclusivo, respeitando as diferenças dos

outros em relação a nós.

A questão da identidade cultural, de que fazem parte

a dimensão individual e a classe dos educandos, cujo res-

peito é absolutamente fundamental na prática educativa

progressista, é um problema que não pode ser desprezado

(FREIRE, 1996).

Não devemos pensar a tolerância e suas significações

sem pensarmos a superação da discriminação, do racismo,

do desnivelamento de direitos humanos, da preservação do

meio ambiente e tantas outras coisas que impedem a tantas

pessoas ter uma vida digna. Porque, pensando assim, esta-

remos ainda definindo tolerância como uma ação da supe-

rioridade, por exemplo, de pessoas brancas em relação às

negras, de homens em relação às mulheres, de indivíduos

ricos em relação aos pobres, das pessoas que governam

em relação ao povo. Assim, não estaremos sendo sujeitos

da história, mas apenas marionetes com o destino traçado

(STRELHOW, 2007).

Defender a tolerância à diversidade é também lutar

para que pessoas não continuem passando fome, sendo

exploradas e privadas de seus direitos. Não é aceitável usar

a tolerância para sacramentar a má distribuição da renda,

o desrespeito à natureza, a exploração de tudo e de to-

dos em prol do lucro. A tolerância é parte da convivência

humana, e deve ser adquirida, e construída ao longo do

processo educativo.