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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

tados pelo trabalhadores são usurpados sem que a justiça

se pronuncie e sem que os trabalhadores reagam de forma

efetiva contra seu fim.

Todas as ações dos atuais governantes objetivam me-

lhorar os índices da rede de ensino nas pesquisas de larga

escala para isso tomam medidas como aumentar a carga

horária do professor, diminuir o tempo das aulas e obrigá-

-lo a ficar mais um dia na escola. Aprisionam os docentes

nas escolas condições mínimas de trabalho, vejamos: não

há espaço físico para planejamento, não há computadores,

não tem internet que todos possam acessar, a que existe se

limita as atividades administrativas, não há impressora, tinta

e papel material. Frente a essa realidade pergunta-se: de-

vem os professores levarem seus computadores para a sala

de convivência dos professores? E naquele entra e sai típi-

co desse lugar tentar pesquisar, escrever, corrigir trabalhos

e provas? Que benefício existe para os discentes um pro-

fessor estressado por ficar cinco dias da semana na escola?

Quais são os benefícios para as equipes diretivas a presença

de tanta gente tentando produzir na escola sem ter onde?

Querem melhoria da qualidade de ensino oprimindo pro-

fessor, intensificando seu trabalho e proibindo os diálogo

entre os pares na busca por soluções pedagógicas para as

comunidades atendidas?

Estas perguntas não serão de todo respondidas aqui,

mas gostaria de trazer aqui duas dimensões importantes

quando discute-se o trabalho do professor e as críticas a

falta de qualidade resultado de diferentes avaliações exter-

nas. Primeiro com que objetivo são feitas essas avaliações?

A quem interessa? Como as escolas se relacionam com elas?

Qual o grau de autonomia pedagógica das escolas para

pensar sua proposta pedagógica?

Quando um gestor ignora todas as instâncias escola-

res e decide, por decreto, quando inicia o ano letivo, quando

termina, quando e como serão feitos os conselhos de classe,

se as aulas podem ocorrer aos sábados, quais os horários de

início e do término das aulas, o tempo de cada aula, com-