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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

do que o contexto da cultura local, os saberes e as práticas

educativas de uma escola situada no meio rural, necessitam

ter como projeto político pedagógico uma ação formativa

dentro de suas características próprias.

Palavras-chave:

Educação no Campo; Pedagogia da Alter-

nância; Pedagogia do Oprimido.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho realizou-se tendo como temática

a Educação no Campo, onde foi analisada a especificidade

da educação no espaço rural da Granja do Salso, situada no

4° Distrito de Santa Vitória do Palmar, no sentido de com-

preender o quanto esta pode ser diferenciada em seus pro-

cessos metodológicos, tendo por lócus a Escola Municipal

de Ensino Fundamental Brasilino Patella.

A pesquisa abrangeu as temáticas dos saberes docen-

tes e experiência de profissão de professores e comunidade

escolar, trazendo a realidade da educação, problematizando

o contexto e suas especificidades. Carmo &Rangel (2011)

destacam que:

A educação rural, em seus aspectos pedagógicos,

disciplinares e didáticos, tem sido concebida com

base na ideia de que todos os alunos são iguais,

independente das especificidades do meio em que

vivem. Sendo assim, fica evidente que tanto o ca-

lendário quanto o currículo da maioria das escolas

têm sido orientados pelas necessidades urbanas,

impondo aos alunos do meio rural uma cultura des-

vinculada de seu contexto. (p.3)

É possível refletir sobre a necessidade de atender as

necessidades das comunidades do campo, considerando os

seus moradores como sujeitos históricos e sociais, constru-

tores de sua identidade, considerando que “

cada homem

está situado no espaço e no tempo, no sentido em que vive

numa época precisa, o homem é um ser de raízes temporais”

(Freire, 1980, p.34). Esta condição será problematizada no