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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

da vida política do país. Queremos afirmar que eles

não devem ser considerados como “vasilhas” vazias

nas quais se vá depositando o conhecimento dos

especialistas, mas, pelo contrário, sujeitos, também,

do processo de sua capacitação. (p.26)

Compreende-se assim que é necessário o debate e pro-

blematizações sobre a realidade do meio rural no cotidiano

da escola e comunidade, assim refletindo sobre estes aspec-

tos surgiu o questionamento: Qual seria a pedagogia ade-

quada para ser desenvolvida na referida comunidade? Obser-

vando que os alunos precisam ter sua identidade respeitada

e valorizada, sendo de extrema importância a visão do sujeito

em sua totalidade. Arroyo & Fernandes (1999) observam que:

Há no campo um expressivo movimento pedagógi-

co, com experiências escolares inovadoras coladas

às raízes populares, às matrizes culturais do povo

do campo. [...]. Realiza-se uma relação visceral en-

tre as mudanças na educação e os ideais do Movi-

mento Social. Vai-se, portanto, além da “escolinha

de letras” (ler, escrever, contar) para se trabalhar

participativa e criativamente um projeto de Brasil,

um projeto de Campo, resgatando e valorizando os

valores culturais típicos do povo do campo. Há uma

mobilização local, regional e nacional procurando

garantir uma “educação básica do campo”, portan-

to com novos conteúdos, novos processos peda-

gógicos, novo enfoque na tarefa dos professores,

das professoras, das famílias, da comunidade e dos

próprios educandos (p. 6)

Desta forma é imperativo que a escola traga a realidade

de seus alunos dentro do processo educativo, desenvolven-

do projetos específicos para sua comunidade que é um local

com cultura própria, onde os moradores desenvolvem estra-

tégias para superação de algumas dificuldades e carências.

METODOLOGIA

A pesquisa é de cunho qualitativo. Os instrumentos de

pesquisa utilizaram-se da narrativa de vida e de profissão,