Table of Contents Table of Contents
Previous Page  447 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 447 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

447

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

descrição do contexto local e pesquisa bibliográfica sobre

a temática. Fotografias capturam o entorno cultural, entre-

vistas com alunos, responsáveis, professores e sujeitos da

comunidade escolar, diário de campo e registros a partir de

observações. Em ação de aprofundamento, questionários

fechados. Para melhor compreender as estratégias neces-

sárias para a educação do espaço foram realizados estudos

principalmente de Arroyo & Caldart & Molina (2004), livro

Por uma Educação de Campo

”, Carmo & Rangel no texto,

Da Educação Rural à Educação do Campo: Revisão crítica” e

Freire (1987), livro “

Pedagogia do oprimido

”. Visto que estes

autores realizam estudos e reflexões bastante aprofundadas

da realidade rural.

A análise dos dados trouxe entendimentos do modelo

de educação atual aplicado na escola da comunidade, ten-

do argumentos críticos para problematizar não estando ba-

seada só na experiência empírica e na memória individual,

verificando assim a realidade local e tendo fundamentação

para questionar e sugerir reformas e aperfeiçoamento do

processo educativo desenvolvido.

DESENVOLVIMENTO

As Granjas localizadas em Santa Vitória do Palmar nos

últimos anos passam por dificuldades econômicas, diminuindo

os alunos das escolas do interior e o fechamento de inúmeras

escolas, sobre este aspecto Munarin (2011), observa que:

De fato, por toda a década que passou e hoje ain-

da, é prática muito comum o fechamento de escolas

no campo. Entendem esses governantes estaduais e

municipais que fechar uma escola no campo e trans-

portar os alunos remanescentes é menos oneroso ao

erário público [...] Por essa perspectiva, não se levam

em conta os prejuízos sociais causados com esses

procedimentos administrativos de desterritorializa-

ção de pessoas e comunidades inteiras. (p. 53)

Embora essas mudanças afetarem diretamente a es-

cola, não foram implantadas políticas de melhoria para esse