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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

esses movimentos, tem uma conotação política de continui-

dade das lutas camponesas internacionais, explicitado nas

Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas

do Campo, segundo as quais:

A educação do campo, que tem sido tratada como

educação rural na legislação brasileira, tem um sig-

nificado que incorpora os espaços da floresta, da

pecuária, das minas e da agricultura, mas os ul-

trapassa ao acolher em si os espaços pesqueiros,

caiçaras, ribeirinhos e extrativistas. O campo, nesse

sentido, mais do que um perímetro não urbano, é

um campo de possibilidades que dinamizam a li-

gação dos seres humanos com a própria produção

das condições da existência social e com as realiza-

ções da sociedade humana (In: ARROYO, CALDART,

MOLINA, 2004, p. 176).

Nesta perspectiva, a educação do campo é uma forma

de reconhecimento dos direitos dos sujeitos que vivem no

campo incluindo o trabalho camponês, abrangendo as lutas

sociais e culturais dos grupos, contemplando a relação entre

os seres humanos e a natureza, respeitando as diversidades

dos povos.

As Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas

Escolas do Campo podem ser situados como um importan-

te movimento de afirmação da educação do campo. Estas

Diretrizes trazem em seu bojo a pretensão de caminhar na

direção da universalização da educação básica e da educa-

ção profissional com qualidade para todos os trabalhado-

res do campo, pois em seu texto considera e reconhece a

importância desta educação para o desenvolvimento social,

“economicamente justo e ecologicamente sustentável”

Na dimensão dessas Diretrizes Operacionais, o mo-

vimento denominado inicialmente de “Por Uma Educação

Básica do Campo” e sendo alterado a partir dos debates rea-

lizados na II Conferência Nacional de Educação do Campo,

em 2002, para “Por Uma Educação do Campo”, são conquis-

tas relevantes para os movimentos camponeses na luta por

políticas públicas, considerando que introduziu a educação