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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

na formação dos sujeitos que ali vivem. Observamos que

os estudos da Pedagogia da Alternância trariam relevantes

vantagens para a comunidade, Grabowski & Pacheco (2012),

destacam que:

[...] A prática educativa da Alternância vai do con-

creto ao abstrato, prioriza a experiência do aluno,

valoriza os conhecimentos existentes no meio. A

formação é desenvolvida a partir da realidade es-

pecífica de cada jovem, valorizando a troca de

experiências com os colegas, famílias, monitores

e outros atores envolvidos. Formam-se jovens es-

clarecidos, que tenham condições de defender seus

próprios interesses, e busquem superar a explora-

ção do homem pelo próprio homem. (p. 1-2)

De acordo com o autor, notamos a importância da

escola organizar seu calendário de uma forma que fossem

previstas atividades em tempos ‘fora da escola’ para estes

alunos, sem prejudicar o desenvolvimento dos conteúdos e

valorizando sua realidade local. Para que isso aconteça com

qualidade, os professores e comunidade escolar necessita-

riam estar capacitados e orientados para trabalhar dentro

dessa concepção.

Portanto A Pedagogia da Alternância articulada com

os conceitos de Educação de Campo e Pedagogia do Opri-

mido apontam

para uma ação educativa adequada ao meio

da Granja do Salso,

estimulando reflexões e

valorizando as

características e identidade, relacionando os saberes da co-

munidade local em tempos e espaços diferentes.

Nesta perspectiva, nota-se ser indispensável vivenciar

uma prática de ensino alicerçada nos contextos locais, que

o conteúdo formativo dê condições para significar a vida e

que os conhecimentos adquiridos na escola possibilitem a

argumentação e pensamento crítico, conforme Freire (1980),

não existe nenhuma prática neutra. Sobre este aspecto, Gra-

zziotin & Souza (2014, apud, Gracindo, 2006) destacam que:

O meio rural é entendido como espaço/lugar em

que as práticas e as culturas se materializam e de-