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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Fala 7 - “

Consegui me expressar melhor, pois era muito

tímida, estudar prá mim é como uma terapia.

Fala 8 - “

Me sinto mais forte para enfrentar o mundo lá

fora

.

O significado do trabalho é demonstrado nas falas aci-

ma, onde a compreensão de que o papel da escola em suas

vidas é muito mais do que conteúdos tradicionais, mas que

tem significado social. A escola proporciona muito mais que

a união de conteúdos da educação básica com os conhe-

cimentos necessários ao desempenho de uma determinada

profissão.

Os desafios do PROEJA FIC dizem respeito à possibili-

dade de que através do retorno à escola busque-se o resgate

da formação humana integral entendida, conforme RAMOS

(2008) como formação omnilateral, uma concepção de for-

mação humana, com base na integração de todas as dimen-

sões da vida no processo formativo.

Através de políticas públicas, como o PROEJA FIC, as-

sumida por vários segmentos da sociedade, acredita-se na

minimização das polaridades ou dicotomias tão presentes na

educação, ou seja, geral x específico; trabalho manual x tra-

balho intelectual, cultura geral x cultura técnica, teoria x práti-

ca. Essas aproximações contribuem para a efetivação de uma

educação de qualidade socialmente referenciada como direito

igualitário de todos, onde o protagonismo social dos sujeitos

tornam o trabalho educativo um espaço de conscientização

de um pensamento de ruptura, onde o jovens e adultos pode

lutar a favor de uma sociedade alternativa e menos opressora.

Esta pesquisa vem permitindo a discussão sobre o

Proeja como política pública, e a sua compreensão como

um projeto de educação popular que significa dar sentido

ao que Freire acreditava, a educação é o único caminho para

humanizar a sociedade. Pois, o seu legado foi de uma edu-

cação libertadora que permite dar voz aos oprimidos. A edu-

cação popular enquanto processo autônomo, não alienado,

traduzida nos relatos dos próprios protagonistas dessa expe-

riência, resume-se no que diz Freire (2002) que: